A minha receita de pão de sourdough

sourdough bread daily recipe

Já experimentei uma série de receitas de pão de sourdough com sucesso (umas vezes mais, outras menos)  todas têm algum grau de flexibilidade que permite ir de encontro às características do nosso starter, do nosso tempo para produzir pão, do nosso know-how e das características nutricionais e de sabor.

O meu starter dá-se especialmente bem com uma receita de pão de sourdough que foi adaptada de um conjunto de outras receitas. Um passo assim, um tempo diferente, uma proporção de ingredientes particular. No fim dei por mim com uma receita e um procedimento muito característico que recomendo experimentarem mas, mais uma vez, é a receita que funciona melhor comigo o que pode variar muito de pessoa para pessoa. Confesso que bastou fazê-la noutro local e numa época do ano diferente para ter resultados diferentes. Mas, com alguns ajustes, à segunda vez, já consegui o meu pão habitual.

À parte estas particularidades, a minha receita de pão de sourdough em si é muito simples. Obriga a planeamento e é um pouco demorada, como são todas as receitas de sourdough (faz parte: se querem um pão super rápido, não vão querer aventurar-se pelo sourdough, simples!) Mas na verdade é uma receita constituída por passos simples e curtos intercalados com tempos de espera e funciona sempre. No geral é muito gratificante e, surpresa, não é preciso amassar!

sourdough bread daily recipe
sourdough bread daily recipe
sourdough bread daily recipe

A preparação!

A parte do planeamento é na verdade muito simples: é que temos de ter um starter activo para começar. Isso obriga-nos a alimentar o nosso starter cerca de 8-12 horas antes de começar a fazer pão. Dependendo das condições de temperatura, da farinha utilizada na alimentação, etc algures durante este período de tempo o starter vai crescer e começar a decrescer. É neste momento que está activo e pronto para ser usado. 

Misturar e levedar

Para começar a fazer o pão de sourdough basta juntar todos os ingredientes numa taça com excepção do sal: starter, água (sem cloro) e farinha. Misturar até estar uniforme e deixar repousar 30 min. Juntar o sal envolvendo-o na massa com uma série de “stretch and fold” ou seja, esticar a massa com uma mão,  dobra-la sobre si própria, virar a taça 90 graus e repetir o processo umas 10 vezes. Deixar repousar 30 min. Repetir as séries de “stretch and fold” e repouso mais 3-4 vezes de 30 em 30 min.

Moldar o pão de sourdough para a levedação final: colocar a massa numa superfície lisa polvilhada com farinha. Esticar um pouco a massa com os dedos até formar um rectângulo, circulo ou quadrado; dobrar os cantos sobre o centro para formar uma bola e virar a “costura” formada pelos cantos para baixo. Trazer o pão para nós arrastando a massa com as mãos ou com a ajuda de uma espátula e repetir até que a superfície da massa fique bem lisa. Numa taça forrada com um pano limpo polvilhado com farinha (podem usar um banneton mas não é obrigatório) colocar a massa com a “costura” voltada para cima e tapá-la com as pontas do pano. Deixar levedar cerca de 4 horas à temperatura ambiente ou durante a noite no frigorífico.

Cozer

Pré aquecer o forno a 250 graus e escolher o recipiente de cozedura e colocá-lo no forno: pode ser uma panelinha de “pirex”, um “dutch oven” ou um simples tabuleiro. (Se usarem um tabuleiro, aconselho a acrescentarem um recipiente com água por baixo para criar vapor dentro do forno. As panelas pirex ou o dutch oven não precisam porque podem ser tapadas com a tampa para aprisionar o vapor da massa).

Virar a massa com a costura para baixo numa folha de papel vegetal. Polvilhar com um pouco de farinha e, usando uma lâmina ou uma faca muuuuuuuuiiiito afiada, fazer o “scoring”: cortes na superfície da massa que permitem libertação de vapor e crescimento durante a cozedura. Eu aconselho. fazerem um corte longo e profundo (1 cm de profundidade) e, se quiserem, outros cortes decorativos mais superficiais.

Com a ajuda do papel vegetal colocar de imediato no forno, dentro das panelas (não se esqueçam de colocar a tampa) ou no tabuleiro. Descer a temperatura do forno para os 195-200 graus.

Deixar cozer tapado (ou com o recipiente de água no caso de estarem a cozer num tabuleiro) por cerca de 30 min. Após este período o pão deve ter crescido quase na totalidade. Retirar a tampa da panela ou o recipiente com água e deixar cozer até o pão ficar dourado (cerca de 20-30 min). Retirar o pão do forno e deixar arrefecer. Ao retirarmos do forno a base do pão de sourdough deve estar firme e com um som oco ao bater com a mão.

sourdough bread daily recipe
sourdough bread daily recipe
sourdough bread daily recipe

Tempos

Os meus timings favoritos para fazer este pão de sourdough e que, para mim, têm os melhores resultados são: à sexta-feira de manhã, antes de ir trabalhar alimento o meu starter (se o tiver mantido inactivo no frigorífico tento reactivá-lo uns dias antes). Quando chego a casa, e depois enquanto faço o jantar, janto e arrumo, junto os ingredientes e faço as sessões de stretch and fold de 30 em 30 minutos. Depois moldo pão para a levedação final e deixo a levedar durante a noite no frigorífico. Na manhã de sábado faço o scoring imediatamente depois de retirar a massa do frigorífico (a massa está mais firme e a lâmina trabalha bem melhor!) e cozo o pão em forno bem quente!

Espreita a imagem abaixo para um “check list” da minha receita de pão de sourdough.

You may also like

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *