Chocolate Salami

(scroll for the English version)

Uma iguaria que era possível encontrar em quase todas as confeitarias portuguesas eram as deliciosas fatias do tradicional salame de chocolate. O salame de chocolate é um doce tradicional que se pode encontrar sobretudo em Portugal e na Itália. Consiste em cacau, chocolate, manteiga, ovos e bolacha Maria partira em pedaços. A massa enrola-se em papel de chumbo e, ao partir-se em fatias faz lembrar um salame de carne. Hoje em dia há uma série de variações e em muitos casos os ovos são substituídos por leite condensado.

Ainda me lembro de este ser um petisco incontornável das festas de aniversário da minha infância. É certo que entretanto muitos anos se passaram e há uma imensidão de coisas novas e receitas novas para experimentar! Hoje, o salame de chocolate já não é tão habitual.

Ora, há uns dias atrás, entrei num pequeno café tradicional e fui surpreendida com um belo prato de fatias de salame de chocolate que rapidamente recordaram a minha infância. Fiquei com uma enorme vontade de fazer a receita que já não punha em prática há alguns anos. Assim, no dia seguinte pus as mãos na massa e levei salame de chocolate de sobremesa para o almoço de domingo. Foi uma surpresa para todos e pude ver nos olhos e nas mãos de cada um o entusiasmo e a saudade de comer salame de chocolate em crianças!

A receita que utilizei foi esta e como já somos todos crescidos introduzi um pouco de licor de café da Avó Luísa (em substituição do Wiskey).

When I was a girl almost all Portuguese coffee makers have a tray plate with delicious slices of the traditional chocolate salami. Chocolate salami is a traditional sweet that can be found mainly in Portugal and Italy. It consists of cocoa, chocolate, butter, eggs and Mary biscuit. The dough is wrapped in aluminum sheet and, when sliced, resembles a real salami. Nowadays there are a lot of recipe variations and, in many cases, the eggs are replaced by condensed milk.

I still remember this being an unforgettable snack on birthday parties. It is true that many years have passed now and there is a lot of new things and new recipes to try! Today, chocolate salami is not that usual.

A few days ago, I went to a small traditional coffee shop and I was surprised by a beautiful dish of slices of chocolate salami that quickly recalled my childhood. I had a huge desire to make the recipe that I had not put into practice for several years. So the next day I made chocolate somali and brought it as dessert for Sunday lunch. It was a surprise for everyone and I could see in the eyes and hands of each one on us the enthusiasm and longing of eating chocolate salami during childhood!

The recipe I used was this and, as we are all grown up, I introduced a little bit of coffee liqueur from my grandma Luísa (instead of Wiskey).

You may also like

2 Comments

  1. Apesar de adorar chocolate nunca gostei de salame, mas que me trás muitas memórias, isso trás! 😉
    Curiosamente hoje no carro, falava com o meu mais que tudo, sobre salame. Ele não sabia o que era (não cresceu em Portugal) e expliquei-lhe e fiquei na dúvida porque se chamaria salame, mas a única coisa que me ocorreu foi que se parecia com o salame de carne. Não errei muito então 🙂

    1. Precisamente Ana! É porque faz lembrar o salame de carne. Confesso que houve uma altura em que enjoei salame de chocolate. Não é que não tenha sido honesta no post, eu fui! Eu adorava! Mas é que as receitas mais comuns levam muita manteiga. A certa altura, tinha saudades do sabor mas aquilo nem sempre ma caia bem. Esta versão leva leite condensado em vez de manteiga e do açúcar o que, na minha opinião, cria um salame de chocolate mais fácil de digerir. Além disso dura mais tempo! Tens mesmo de experimentar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.