(scroll for the English version)
Aprendi com a Constança a forçar bolbos.
Por esta época é comum vermos à venda rebentos de jacintos, narcisos e outros bolbos. Numa altura em que as flores de jardim são escassas e seria necessário um orçamento considerável para manter a casa com flores compradas na florista (que ainda por cima não têm graça nenhuma, nem cheiro, nem personalidade), uns rebentos de bolbos vêm mesmo a calhar. Não costumam ser caros, duram bastante tempo, podemos apreciar o seu crescimento e floração e, depois, podemos depois usá-los no jardim para florirem no ano seguinte.
Os bolbos são curiosos. São das primeiras plantas a rebentar depois do pico do Inverno porque têm mecanismos de reserva de energia muito eficientes que lhes permitem crescer em condições menos favoráveis. O bolbo em si possui praticamente toda a energia necessária para fazer a planta crescer. A planta, por sua vez, produz e acumula energia novamente no bolbo para que sirva de reserva para o ano seguinte. Assim que as horas de luz começam a aumentar podemos ver bolbos a rebentar por toda a parte durante os meses de fevereiro e março. A maior parte deles, toma o frio do inverno como um aviso de que está na hora de espreitar o mundo lá fora. O frio é uma espécie de estímulo que os faz ganhar coragem para nascer.
Sendo tão versáteis seria ideal podemos encher as nossas casas de flores de narcisos e jacintos durante todo o Outono e Inverno: desde Novembro a Fevereiro! Pode parecer mentira mas isso é possível se forçarmos os bolbos. Forçar bolbos não é mais do que os convencer de que o Inverno já passou. Pode parecer um ultraje à natureza mas na verdade é apenas uma inspiração nas suas fabulosas conquistas!
Para forçar bolbos é necessário colocá-los no frigorífico durante aproximadamente um mês, por volta do mês de Setembro. No fim de Outubro colocá-los em terra, ou apenas em água usando copos específicos para o efeito. Depois basta manter a humidade e deixá-los num local escuro durante umas semanas até que as folhas, ainda pálidas, comecem a espreitar cá para fora. Quando isso acontecer está na hora de os trazer para dentro de casa e esperar que a flor surja calmamente.
Eu já experimentei com narcisos e jacintos. Os últimos são os que considero mais fáceis de forçar já que mesmo que o tempo de frio seja curto, ao sentirem a presença d